Adoro tartes de maçã, aliás adoro todas as sobremesas que tenham maçãs, esta tarte fica deliciosa, e pouco doce, uma excelente sugestão para um lanche com um café, ou chá ou até mesmo um sumo de frutas. Pode ser feita e consumida (é claro) tanto de Inverno, ainda morna, ou de Verão fresquinha. Já provei das duas maneiras e não consigo decidir qual a melhor.
Vi esta receita numa revista....... e adoro, primeiro pela foto, hihi, porque os olhos também comem, mas depois de a fazer e adicionar mais qualquer coisa, a receita ficou aprovadíssima.
E para esta delícia precisamos de :
- 1 placa redonda de massa quebrada ou folhada
- 0.5 L de leite
- 1 casaca de limão
- 2 ovos
- 150g de açúcar
- 60g de farinha
- 1 colher de café de essência de baunilha.(opcional)
- 4 maçãs
Num tacho, leve ao lume o leite com a casaca de limão e deixe aquecer bem. Numa tigela, misture bem os ovos com o açúcar, junte a farinha e mexa bem. Adicione o leite quente em fio e mexendo sempre, passe pelo passador para um tacho e leve ao lume mexendo sempre até ferver e engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer. Adicione a essência de baunilha e mexa.
Ligue o forno a 180ºC. Descasque as maças e corte-as em fatias fininhas. Forre uma tarteira com a massa quebrada ou folhada (faço com a que tenho em casa).
Deite o creme dentro da tarteira e espalhe bem, disponha por cima as fatias de maçã em camadas, da forma que mais gostar mas de maneira que o creme fique bem coberto. Leve ao forno durante + ou menos 40 minutos, retire, deixe arrefecer e sirva.
Aqui têm uma fatia para vocês, provem.
Fonte:Revista "Cozinha Regional" nº 11