Este bolo foi feito para celebrar o aniversário do meu querido marido. Mais um bolo feito com amor e carinho, para a pessoa que me acompanha á 18 anos, na alegria a na tristeza, nos momentos felizes e nos menos felizes, tem sido o meu apoio e o meu melhor amigo desde os meus 14 anos, não seria a mesma sem o amor dele.
Um bolo simples, cuja receita vi na revista " Cozinha Regional nº 11", e o ideal para aproveitar claras, mas vamos á receita.
- 200g de manteiga vaqueiro amolecida
- 300g de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2,5 dl de leite
- 360g de farinha Branca de Neve
- 5 claras
- 1 pitada de sal
Para o Creme:
- 400ml de natas
- 4 colheres de sopa de açúcar fino
Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata bem a manteiga com o açúcar, a essência de baunilha e 4 colheres de sopa do leite até ficar uma mistura cremosa e clara.
Adicione a farinha, alternado com o restante leite.
Bata as claras em castelo firme com o sal, adicione-as ao preparado anterior e mexa delicadamente.
Coloque na forma e leve ao forno por mais ou menos 25 minutos. Faça o teste do palito, retire do forno e deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer completamente.
Para o creme:
Bata as natas até ficarem espessas e junte o açúcar, e bata até ficar bem firme.
Depois do bolo frio,cortar ao meio e barrar com o curd de limão, colocar a outra metade por cima e cobrir com as natas batidas em chantily.
No final juntei um pouco do curd de limão ao chantily para decorar. usei uns kiwis, uns morangos e um creme de morangos, como o que usei no bolo de queijo e morango.
Guardar no frigorífico e servir fresquinho. Ideal para os dias quentes.
Espero que gostem desta sugestão. O marido gostou muito.
A Cris do blog Salpicos Doces, vai comemorar um ano de existência, e lanço um desafio de lhe fazer-mos um bolo. Pois aqui fica a minha participação.