Hoje vi um post da Luísa Alexandra onde mostra como faz para congelar os legumes, ela menciona também que nunca o fez com cebola e alho, eu faço com frequência e por isso estou aqui a mostrar-vos o resultado.
Faço isso porque assim é mais fácil, quando faço um arroz ou um refogado só para as minhas pequenas, a quantidade de cebola é mínima e assim já tenho as doses separadas.
E então faço assim, descasco e lavo bem as cebolas, corto-as em pedaços para dentro do quick-chef, ou uma picadora, e pico até ver que está bem picadinho. Aqui pode escolher mais grosso ou mais fino.
Coloco colheradas de cebola picada numa couvete de gelo da tupperware (com tampa). e levo ao congelador. Depois é só retirar e colocar em saquinhos de congelação (uso da vileda com zip), e ficam uns quadrados de cebola sempre prontos a usar.
Quando quero por exemplo fazer um arroz de tomate, junto um cubo de cebola e um cubo de tomate e num instante está um arroz saboroso pronto a comer.
Boa sugestão Célia. Obrigado.
ResponderEliminarBeijinhos
Que boa ideia Célia!!
ResponderEliminarBjinho
Rita
Uma sugestão muito útil, sem dúvida!
ResponderEliminarObrigado.
Que bela ideia!:)
ResponderEliminarTambém costumo congelar mas em pedaços maiores
e normalmente utilizo para a sopa.
Beijinhos da Formiguinha
Costumo fazer quando as cebolas começam a grelar e não quero que se estraguem, ou quando uso cebolas grandes e não preciso de toda, mas não coloco em cuvetes, coloco num saco e deixo espalmado no congelador, depois quando já está congelado, amasso um pouco, ou bato com o saco na pedra e a cebola fica solta, depois retiro conforme preciso de muita ou pouca dependendo da receita. Mas gostei da sugestão das cuvetes.
ResponderEliminarBeijinhos.
Beijinhos.
Gostei muito da tua sugestão miga...
ResponderEliminarVou por em pratica....
Pois dá imenso geito durante a semana...
jinhos
Excelente maneira de aproveitar a cebola e o alho para não deixar estragar como acontecia em minha casa, comprava grandes quantidades e acabava por se estragar.
ResponderEliminarbjs
Obrigada pela sugestão, excelente dica para guardar aquelas metades de cebolas que tantas vezes me sobram e por vezes acabo por deitá-las fora...Um beijinho
ResponderEliminarQue excelente dica amiga,aqui em casa por vezes acabava tudo no lixo,agora já não vai acontecer isso e tudo graças a ti :)
ResponderEliminarBeijinhos.
Eu costumo colocar em sacos gostei da ideia da couvete é mais prático.
ResponderEliminarBjs
Gostei da sugestao Celia, que fixe, nessas alturas ja nao ficamos com as maos a cheirar a cebola eheheeheh!!
ResponderEliminarObrigaduuuuuu por partilhares
Beijinhos
ESpectacular. Eu costumo congelar apenas já partida em rodelas. Assim nunca me tinha lembrado mas para o refogado é excelente. Também adorei a ideia do tomate!!!!
ResponderEliminarObrigada pela ideia. Vou fazer!!!
Beijocas
Olá minha querida, este blog é muito organizado :)))que rica ideia, sabes costumo comprar no Pingo Doce os saquinhos de cebola picadinha já ultracongelada, se há coisa que detesto é o cheiro e o ácido da cebola quando a cortamos!
ResponderEliminarBeijocas.
Celia,
ResponderEliminarQue boa sugestao... Gostei da ideia : )
Beijinhos
Como diz o velho ditado todos os dias aprendemos coisas novas ,uma boa sugestao!!
ResponderEliminarbeijinho
é uma óptima sugestão... mas eu acho que picar uma cebola na hora também é rápido. =D
ResponderEliminarCélia, que sugestão maravilhosa e explicação hiper didática. Eu faço isso com salsa e cebolinha, é ótimo!
ResponderEliminarbjs
Lucia
Que bela dica Célia...
ResponderEliminarDesculpa andar ausente querida mas andei maluca em estudos!! :P
Olha o blog está a ficar super profissional... ;)
Esta dica esta excelente.
Beijinhos