terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aproveitar Cebola

Hoje vi um post da Luísa Alexandra onde mostra como faz para congelar os legumes, ela menciona também que nunca o fez com cebola e alho, eu faço com frequência e por isso estou aqui a mostrar-vos o resultado.
Faço isso porque assim é mais fácil, quando faço um arroz ou um refogado só para as minhas pequenas, a quantidade de cebola é mínima e assim já tenho as doses separadas.
E então faço assim, descasco e lavo bem as cebolas, corto-as em pedaços para dentro do quick-chef, ou uma picadora, e pico até ver que está bem picadinho. Aqui pode escolher mais grosso ou mais fino.
Coloco colheradas de cebola picada numa couvete de gelo da tupperware (com tampa). e levo ao congelador. Depois é só retirar e colocar em saquinhos de congelação (uso da vileda com zip), e ficam uns quadrados de cebola sempre prontos a usar.
Quando quero por exemplo fazer um arroz de tomate, junto um cubo de cebola e um cubo de tomate e num instante está um arroz saboroso pronto a comer.

18 comentários:

  1. Uma sugestão muito útil, sem dúvida!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Que bela ideia!:)

    Também costumo congelar mas em pedaços maiores
    e normalmente utilizo para a sopa.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  3. Costumo fazer quando as cebolas começam a grelar e não quero que se estraguem, ou quando uso cebolas grandes e não preciso de toda, mas não coloco em cuvetes, coloco num saco e deixo espalmado no congelador, depois quando já está congelado, amasso um pouco, ou bato com o saco na pedra e a cebola fica solta, depois retiro conforme preciso de muita ou pouca dependendo da receita. Mas gostei da sugestão das cuvetes.

    Beijinhos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da tua sugestão miga...

    Vou por em pratica....

    Pois dá imenso geito durante a semana...

    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Excelente maneira de aproveitar a cebola e o alho para não deixar estragar como acontecia em minha casa, comprava grandes quantidades e acabava por se estragar.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela sugestão, excelente dica para guardar aquelas metades de cebolas que tantas vezes me sobram e por vezes acabo por deitá-las fora...Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que excelente dica amiga,aqui em casa por vezes acabava tudo no lixo,agora já não vai acontecer isso e tudo graças a ti :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo colocar em sacos gostei da ideia da couvete é mais prático.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Gostei da sugestao Celia, que fixe, nessas alturas ja nao ficamos com as maos a cheirar a cebola eheheeheh!!

    Obrigaduuuuuu por partilhares

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. ESpectacular. Eu costumo congelar apenas já partida em rodelas. Assim nunca me tinha lembrado mas para o refogado é excelente. Também adorei a ideia do tomate!!!!

    Obrigada pela ideia. Vou fazer!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida, este blog é muito organizado :)))que rica ideia, sabes costumo comprar no Pingo Doce os saquinhos de cebola picadinha já ultracongelada, se há coisa que detesto é o cheiro e o ácido da cebola quando a cortamos!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  12. Celia,
    Que boa sugestao... Gostei da ideia : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Como diz o velho ditado todos os dias aprendemos coisas novas ,uma boa sugestao!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. é uma óptima sugestão... mas eu acho que picar uma cebola na hora também é rápido. =D

    ResponderEliminar
  15. Célia, que sugestão maravilhosa e explicação hiper didática. Eu faço isso com salsa e cebolinha, é ótimo!
    bjs
    Lucia

    ResponderEliminar
  16. Que bela dica Célia...
    Desculpa andar ausente querida mas andei maluca em estudos!! :P
    Olha o blog está a ficar super profissional... ;)
    Esta dica esta excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...