quarta-feira, 25 de maio de 2011

A minha mini Horta

Quem trabalha fora, sabe que o tempo é escasso, e não temos tempo (mesmo se tivéssemos terreno) para grandes aventuras na agricultura. É certo que vivo na aldeia, a minha mãe cultiva muitos produtos, que eu também consumo, hihi.
 O espaço que vos vou mostrar fica entre a minha casa e o muro que me separa do vizinho. Um cantinho onde sempre tive hortelã e salsa, e pouco mais.
O ano passado tive lá uma grande produção de espinafres, mas tive de fazer obras naquela parte da casa, e com andaimes e etc, morreu tudo.
Com o inicio da primavera decidimos fazer lá uma pequena horta. Primeiro com ervas aromáticas, depois decidimos expandir e até está a correr muito bem, ora vejam só.

Neste cantinho tenho espinafres, que já começam a crescer, agora já estão muito maiores. Crescem muito, até saem do canteiro, quando estiverem maiores mostro-vos de novo.
Aqui, da esquerda para a direita, tenho manjericão, oregãos e tomilho. No chão algumas ervas daninhas, lol, e também salsa e hortelã, que depois das obras começa a crescer de novo.
Optei por colocar as novas ervas nos vasos, que assim não se misturam com as outras, e que a salsa e principalmente a hortelã espalham-se por todo o lado.
Só uma curiosidade, tinha na despensa umas batatas que grelaram, a minha mãe disse que eram boas para a semente, vai daí eu fiz um buraco neste canteiro e coloquei lá uma, nem vão acreditar com está lá uma batateira tão linda. Tenho de tirar nova foto.
Em frente ao canteiro com as ervas aromáticas e encostado á casa tenho este vaso com coentros.
Neste canteiro tenho, da esquerda para a direita, 15 alfaces,(agora já são menos que já comi de lá algumas), 2 pimenteiros(1 morreu) e 6 tomateiros, 3 de tomate chucha, e 3 de tomates redondinhos.
Aqui e novamente da esquerda para a direita, tenho 2 pepineiros (nem sei se é assim que se chamam), um pouco de cebolo que deram ao meu marido lá onde ele anda a trabalhar. E 2 plantas de courgettes.
A esta altura já está tudo muito maior, os tomateiros já tiveram de levar umas estacas para não caírem, e os pepinos e courgetes já deram flor e já se vê lá o fruto a sair.
As alfaces já comi de lá umas 5.
Com a compra das plantas, Alface, tomates, pimentos, pepino, e courgetes, devo ter gasto uns 5 €. Digam lá se não vale a pena o trabalho.
Mas tenho de vos confessar que eu não tenho jeito nenhum para a agricultura, nem para plantas, o meu marido é que preparou a terra, e fez a hortinha. Até as ervas aromáticas foi ele que mudou de vaso. Acho que é por isso que está tudo tão bonito.
Quando começar a dar fruto mostro-vos o resultado.

Esta é uma ideia para quem tem um pedacinho de jardim, ou um canteiro para poupar uns €, e ter produtos frescos e caseiros. Como vêm o canteiro é bem pequenino.
Espero que gostem da ideia.




9 comentários:

  1. Sabe muito bem poder comer aquilo que plantamos!
    É realmente pena o tempo não dar para tudo, são coisas que precisam de acompanhamento, agora me lembro que ontem não reguei a minha horta :-(

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Célia a tua horta é muito bonita, tens um bocadinho de tudo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho uma mini horta, onde tenho ervas aromaticas tomates, e alfaces... Tenho a sorte de trazer do quintal dos meus pais cebolas, courgetes,ervilhas, favas, feijão e por ai fora...
    Bjs, felismina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Célia...que inveja...quem me dera ter esse pedacinho de terreno. Eu sou apaixonada por estas coisas sabes... os meus olhos até brilham hahah ;)
    Ficou uma horta e pêras... ;) heheh
    Adorei. Fico à espera de novos episódios...quer dizer que essas alfaces que tens mostrado nas saladas são da tua horta... uiii como devem saber bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que ricas saladinha eu ai vi Célia, tu tens razão em aproveitar, pois quem vive na cidade tem que comprar tudo e o sabor não tem nem comparação, linda hortinha amiga!!!!

    ResponderEliminar
  6. Célia
    Que bela horta aqui nos apresentas, a isto é que eu chamo qualidade de vida, amiga! Há alguma coisa melhor que termos os nossos próprios produtos. Ainda tenho a sorte de poder contar com os pais e de vez em quando vou à horta deles e assalto uns quantos vegetais, ervas aromáticas, etc...eheh!!
    Ainda hoje pela manhã, lá fui eu toda contente buscar duas belas alfaces e umas folhas de couve portuguesa que me estavam a fazer falta no frigorífico...ihihihih!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. É tão bom ter as nossas próprias plantinhas.
    Tens aí uns canteiros bem bonitos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Celia,
    Que sortuda em teres essa horta... Nada melhor que comermos coisas fresquinhas : ) Também tenho uma mas só mais de ervas aromáticas e uns tomatinhos. Mas alfaces aqui não se dão, por causa do calor excessivo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente adorei este mini horta. Dou-te os parabéns...
    Beijinhos e trata bem dessas plantinhas ok?
    Fotos muito bonitas

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...